Acesso à Central de Imagens

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS


O Dia Mundial da Luta Contra a Aids tem o objetivo de entrelaçar e reforçar a comunicação sobre o assunto, promover a troca de informações e experiências. E principalmente auxiliar no combate contra o preconceito que foi enorme no surgimento da doença.
A decisão de tornar dia 01 de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra AIDS, foi da Assembleia Mundial de Saúde com o apoio da ONU ?? Organização das Nações Unidas, e foi incluída no calendário anual em 1987. No Brasil a data começou a ser adotada no 1988, por uma portaria assinada pelo ministério público.


O LA?O VERMELHO DA CAMPANHA


Como o intuito de solidariedade e comprometimento na luta contra a aids o laço vermelho foi criado e introduzido nas campanhas de conscientização. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids. O laço vermelho foi inspirado no laço amarelo, que honrava os saldos americanos na Guerra do Golfo.



SOBRE O HIV E A AIDS

HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4, ou células T.
Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS.

A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.


O QUE ? O HIV?
 

HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana. ? o vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. Isso significa que uma vez que você contrai o HIV, você viverá com o vírus para sempre.

 Atualmente, não existe uma cura efetiva e segura, mas os cientistas estão trabalhando intensamente em busca de resultados e permanecem esperançosos. Enquanto isso não acontece, com cuidados médicos apropriados, o HIV pode ser controlado. O tratamento para o HIV é frequentemente denominado terapia antirretroviral ou ART e pode prolongar expressivamente as vidas de muitas pessoas infectadas pelo HIV e diminuir as chances de transmissão. Antes da introdução da ART na metade dos anos 90, pessoas com HIV progrediam para a AIDS em apenas alguns anos. Hoje em dia, alguém diagnosticado com HIV e tratado antes do avanço da doença pode ter uma expectativa de vida quase igual a de uma pessoa não infectada.

 


COMO SURGIU O HIV?



Cientistas identificaram um tipo de chimpanzé na África ocidental como a fonte de infecção por HIV em humanos. Acredita-se que a versão do vírus da imunodeficiência ?? chamado vírus da imunodeficiência símia (SIV) ?? dos chimpanzés provavelmente foi transmitida aos seres humanos e se transformou em HIV quando os seres humanos caçavam esses chimpanzés e se alimentavam de sua carne, o que levou ao contato com o sangue infectado. Estudos mostram que essa transmissão de macacos para humanos pode ter acontecido ainda no século XIX. Durante décadas, o vírus se espalhou lentamente pela África e mais tarde por outras partes do mundo. Nós sabemos que o vírus existe nos Estados Unidos desde a metade dos anos 70.




Bibliografia:
Site:
http://www.aids.gov.br
Site: https://unaids.org.br